Fraxinus angustifolia
Planta 12. Fraxinus angustifolia
Freixo
​
Classificação
Fraxinus angustifolia também chamada de freixo é uma angiospérmica dicotiledónea (plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones), da família das Oleáceas, a mesma família a que pertencem a oliveira, ou o ligustro, a que pertencem igualmente muitas outras árvores do género Fraxinus.
Descrição
É uma árvore de porte médio que pode atingir cerca de 25 metros de altura e folha caduca, com uma silhueta aberta e irregular com poucas ramificações secundárias, com um tronco espesso formando uma copa ovóide, frondosa.
-
A casca é lisa, cinzenta clara, que greta profundamente e escurece ao envelhecer.
-
As folhas são verdes pouco escuras em forma de lança (lanceolados) dentadas nas extremidades com cerca de 3 a 9 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura.
-
É uma árvore monoica (flores com órgãos sexuais dos dois sexos).
-
Os frutos são sâmaras, pequenas sementes envolvidas por uma pele com cerca de 5 cm, o que ajuda o arrastamento pelo vento.
Habitat e distribuição
O freixo é uma árvore comum na Europa nomeadamente na parte Norte e Leste por gostar de ambientes frescos e profundos e por essa razão é menos frequente no Sul da Europa pois esses ambientes são mais quentes e secos. O freixo raramente forma povoamentos puros, sendo usual encontrar-se junto a outras espécies perto de linhas de água ou em terrenos lamacentos. É interessante verificar que, pelas características mencionadas, estes povoamentos irão servir de refúgio para a fauna selvagem contribuindo para a biodiversidade.
Utilizações e curiosidades
O freixo é uma árvore com história. Os druidas atribuíam ao freixo a capacidade de fazer chover. O freixo é uma das 16 árvores de referência do calendário Celta.
Em termos de utilidade o freixo é utilizado na marcenaria, pois a sua madeira é de uma ótima qualidade por ser elástica e dura. É usada em mobiliário, utensílios de madeira, skis, escadas, etc.
As extensas raízes dos freixos contribuem, nas regiões onde há quedas de neve frequentes e consequentes degelos, para segurarem o solo, evitando a erosão.
Sobretudo no passado, as folhas do freixo serviam para alimentar o gado, em épocas de escassez de "verdes".
As folhas e as sementes de freixo são usadas, na medicina popular, para curar a gota e o reumatismo, enquanto a casca é usada para combater a febre e melhorar a cicatrização de feridas.
http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=55&cid=3677&bl=1&viewall=true
https://jb.utad.pt/especie/Fraxinus_angustifolia_subesp_angustifolia