Ceratonia siliqua
Planta 1. Ceratonia siliqua L.
Alfarrobeira
​
Identificação
A alfarrobeira é uma árvore que pode atingir os 10m de altura. As suas folhas são persistentes. Apresenta uma copa mais ou menos oval com ramos horizontais.
Características
O tronco apresenta uma casca lisa com algumas saliências.
As folhas apresentam diferente coloração nas duas páginas. É verde-escura e lustrosa na página superior e mais clara na página inferior.
As suas flores são muito pequenas e não apresentam corola, sendo o cálice constituído por sépalas esverdeadas ou avermelhadas.
Os seus frutos apresentam-se sob a forma de vagens de 10 a 25 cm de comprimento, apresentando inicialmente uma cor verde passando para o castanho quando maduros. No seu interior encontram-se as sementes, cerca de 10 a 16, designadas de alfarrobas.
É uma espécie dioica, havendo árvores femininas e árvores masculinas.
Habitat e distribuição
É uma árvore típica da zona mediterrânea. Encontra-se em zonas com solos pedregosos e básicos, mas também podem ser encontradas em solos arenosos ou argilosos.
Encontram-se em zonas de clima quente e invernos amenos. Toleram a seca e o calor mas é intolerante ao alagamento dos solos.
Floração
Agosto e outubro
Frutificação
Frutifica em ramos com mais de três anos de idade.
Setembro e outubro é a época de polinização.
Curiosidades
O fruto da alfarrobeira é utilizado pela polpa e as sementes. A polpa é utilizada na produção de melaço, utilizando-se na pastelaria e confeitaria.
Da semente retira-se a goma que pode ser utilizada no setor alimentar, na produção de papel, colas e tintas, na indústria farmacêutica.
A madeira, por ser dura e densa, pode ser utilizada no fabrico de vários utensílios.
https://gulbenkian.pt/jardim/garden-flora/alfarrobeira/
https://jb.utad.pt/especie/Ceratonia_siliqua
​